A Beleza da Tristeza


Hoje quero abordar a tristeza de uma forma diferente: uma forma bonita!
Estou na terceira fase de meus pensamentos sobre ela. 
Primeiro eu achava que tinha que ser sempre feliz. Acho que é normal pensar isso, não é mesmo? 
Aí eu pensei: preciso achar o caminho para felicidade e já falei muito sobre a felicidade aqui no blog. Continuo achando que o ideal é ter alegria a maior parte do tempo. 
Mas depois percebi que não. Que de vez em quando é até importante deixar a tristeza ficar um pouquinho. Gosto particularmente da frase de uma musica do Oswaldo Montenegro que diz “Princesa eu sei que sou pra sempre, mas sempre não é todo dia.” Acho esta frase válida quando o assunto é tristeza. Feliz eu sou sempre, mas sempre não é todo dia. 




Evoluindo um pouco mais, comecei a me questionar sobre a beleza da tristeza.  Enquanto a alegria  é expansiva, colorida, a tristeza é solitária, é escuridão. A tristeza tem uma beleza obscura. Ela é um mergulho. A tristeza é vista como o momento em que as coisas não estão como a gente quer. Mas as coisas sempre estão do jeito que devem ser, pois Deus sempre está colocando tudo em absoluta ordem. A regra básica é pedir, acreditar e receber. O esperar está incluído no meio disso. Se eu estou realmente pedindo e acreditando, já estou no caminho certo. Se não, talvez tenha que fortalecer minha fé e poder. Mas é absolutamente normal que a tristeza apareça de vez em quando, e quando isso acontecer, eu celebro. Agradeço pelos momentos tristes e curto-os em sua essência maior. 



Esse é o lado bonito da tristeza.
Se eu sinto tristeza quando alguém querido parte, é porque eu tive alguém querido em minha vida. Quando sinto tristeza por estar numa fase de monotonia é porque já passei por uma fase de empolgação. 
Algumas vezes, me sinto triste por causa de outras pessoas. Outra pessoa não se comporta da maneira como eu gostaria. Assim volto a citar Epicteto: “o que não está sob o nosso controle não pode nos ferir.”(https://legaledobem.blogspot.com.br/2016/06/se-nao-esta-sob-o-nosso-controle-nao.html).  Não posso controlar o que outras pessoas sentem, fazem ou pensam. Mas posso mudar minha atitude e reação diante da atitude de outras pessoas, pois tenho domínio sobre mim mesmo. 
Antes quando sentia tristeza, eu pensava em rapidamente sair dela. Hoje penso que quando a tristeza vem, é a hora de mergulhar na meditação, no autoconhecimento. Deixo  a tristeza entrar e fazer a festa dentro de mim. Pois geralmente existe um motivo para ela ter vindo até mim. Qual é esse motivo? É realmente grave? Porque me sinto assim? O que eu gostaria que fosse diferente? É algo que posso mudar? Está sob o meu controle? 

Pensar na tristeza em vez de fugir dela me leva para um caminho de iluminação e auto conhecimento. Depois de pensar, me fazer as devidas perguntas, começo a celebrar,  cantar e dançar. Músicas tristes são lindas. Eu adoro MPB e existem várias músicas tristes que são lindas. Músicas clássicas também. Quando celebramos a tristeza, começamos a nos sentir felizes, e fazemos a mudança no nosso estado de espírito. Porque não importa, feliz ou triste, você deve sentir GRATIDÃO. Descobri que não é a felicidade que deve ser uma constante e sim a gratidão. Descobri que o importante não é descobrir o caminho da felicidade, e sim da iluminação. E quando começa a celebração, de forma natural a alegria volta a iluminar o coração e a alma. 



Não posso continuar triste, ser uma pessoa triste. Mas posso celebrar a tristeza, posso saber curti-la fazendo com que eu me torne uma pessoa melhor a cada tristeza sentida. Posso usá-la para me conhecer melhor e a partir dela, renascer ainda mais feliz!

Muita luz e alegria a todos. E se a tristeza vier, transforme-a no seu tempo!

"Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz
Mas não me diga isso

Hoje a tristeza não é passageira
Hoje fiquei com febre a tarde inteira
E quando chegar a noite
Cada estrela parecerá uma lágrima

Queria ser como os outros 
E rir das desgraças da vida
Ou fingir estar sempre bem
Ver a leveza das coisas com humor
Mas não me diga isso!
É só hoje e isso passa...
Só me deixe aqui quieto
Isso passa.
Amanhã é outro dia

Não é?"
(Legião Urbana)


Comentários