Autocontrole - pratique e viva feliz



Fique tranquilo. Existem pessoas e situações que nos tiram do controle! Isso é normal e é humano.

Portanto, é muito importante mantermos a sanidade diante destas situações. Perder o controle, além de ser "feio" não é bom para ninguém. Se podemos ter controle sobre alguém, esse alguém somos nós. Vou repetir: se pudermos ter controle sobre alguém, esse alguém somos nós. Entenda, não podemos ter controle sobre outras pessoas, não podemos entrar na mente de outra pessoa e fazê-la pensar como gostaríamos ou agir como achamos ser o certo. Quantas vezes nossas maiores perdas de controle são pelo motivo de outras  pessoas agirem diferente do que julgamos ser o correto?

Mas a boa notícia, é que sobre nós mesmos sim, podemos pensar e agir como achamos correto. E isso é divino; podemos escolher como queremos ser e ser como queremos. Então aproveite esse domínio que tem sobre si mesmo, use e abuse ao seu favor!

Como qualquer outra mudança ou hábito que quer adotar em sua vida, o autocontrole exige disciplina:




Conte até dez: Existe um ditado bastante conhecido que diz: "Há três coisas na vida que não voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida". Num momento de falta do autocontrole podemos falar algo, ofender alguém de uma forma que não haverá mais volta. Por isso use a técnica de contar até dez antes de pronunciar algo que não poderá mais apagar.



Dominar emoções: O domínio das emoções é um processo diário. Às vezes temos tendência a sermos mais irritados, mais sensíveis, explosivos. São questões de personalidade. Porém conhecer, admitir e controlar as emoções em alguns momentos é fundamental. Estude-se e conheça a si mesmo o suficiente para que saiba como dominar seus sentimentos e emoções.



Tolerar os outros: Cada pessoa tem seu modo de ser. E isso não cabe a nós dizer quem está certo ou errado. Às vezes, a forma da pessoa agir não condiz em absolutamente nada do que acreditamos ser o correto. Ok, deixe ela ser como ela é. Quando essa pessoa faz parte do seu dia a dia, essa tarefa se torna um pouco mais desafiadora. Mas é preciso saber separar as coisas: você tem que ser forte o suficiente para que as atitudes que julga errado na outra pessoa não te contaminem. E é necessário ter tolerância e respeitar o próximo; não sabemos o que levou a outra pessoa a ser como ela é.



Só dê atenção ao que está sob o seu controle: "Se você achar que tem domínio total sobre coisas que estão naturalmente fora de seu controle, ou se tentar assumir as questões de outros como se fossem suas, sua busca será distorcida e você se tornará uma pessoa frustrada, ansiosa e com tendência a criticar os outros." Saiba separar o que está sob o seu controle, e o que não está, aprenda a não dar importância. Existem muitas coisas que estão sob o seu controle e podem ocupar o seu tempo, não sobrando espaço para desperdiçar dando atenção ao que está fora de seu controle.



Silencie a mente: A arte de silenciar a mente deve estar presente em nossos hábitos diários. Seja por alguns momentos ou todos os dias. Quando a mente tem a chance de descansar um pouco, tudo se torna mais fácil. Muitas vezes a confusão em que vivemos está ligada ao cansaço mental. Respire fundo, silencie seus pensamentos.



Hábitos saudáveis: Todos sabemos que os hábitos saudáveis só fazem bem, não é mesmo? Adote o máximo possível de bons hábitos em sua rotina. A alimentação, exercícios físicos e descanso suficiente irão ajudar a manter seu corpo e sua mente melhores.



Espiritualidade: Você consegue pensar em espiritualidade e confusão ao mesmo tempo? Impossível. A espiritualidade está sempre ligada a organização interior e paz. Pratique, estude, pesquise, veja como a espiritualidade pode te ajudar. Procure a melhor forma de aplicá-la à sua vida.




Em resumo, cuidando de si mesmo o autocontrole fará parte da sua vida. Quando você tem amor próprio e tira um tempinho para cuidar de você, saberá como agir de forma saudável em situações difíceis. Cuide-se e ame-se, cuide do Mundo e ame a vida.

Boas energias e ótimas vibrações a todos.

Comentários