Sobre Perdoar

Se tem algo que é difícil, esse algo é PERDOAR.




Naturalmente, perdoamos muito durante a vida, nossos pais, irmãos, filhos, cônjuge as vezes nos magoam, e perdoamos facilmente por amor.

Mas em caso de uma traição grave? Em caso de alguma traição de alguém não tão próximo? Como perdoar? Porque que é tão difícil?

O perdão vem do coração, sempre que perdoamos, fazemos isso com amor. Sabemos que o perdão é importantíssimo para nós mesmos. Mas e quando a mágoa não vai embora? O que fazer quando realmente não conseguimos perdoar?


Vamos lá. Primeiro passo: CALMA!
Calma, o tempo é nosso aliado. Já comentei que temos que ser felizes sempre, mas sempre não significa todo dia. Se está triste, curta um pouco o sentimento, pelo tempo necessário desde que esse tempo não se torne eterno. Mas permita-se ficar magoado, triste e desiludido. Faz parte da caminhada. E nesses momentos é válido refletir, para voltar com tudo, e com energias renovadas.

Segundo passo: PENSE NO QUE ACONTECEU.
Não fuja da raia. Pense no que houve, relembre os fatos, analise. Lembre-se que você só tem domínio sobre você mesmo, e as atitudes dos outros está fora do seu controle. Pense por vários pontos de vista. Como você teria se comportado? Qual o seu grau de culpa no que aconteceu?

Terceiro passo: AMOR.
Ame-se de verdade. Para perdoar você precisa amar a si mesmo. Saber que mesmo que outras pessoas te fizeram triste, você tem poder dentro de você, você tem amor dentro de você. Você pode curar-se porque é único e tem alma própria. Ame-se com todo seu potencial. Para então, seguir ao quarto passo.

Quarto passo: PERDOAR.
E então...é chegada a hora do perdão. Mas aqui quero colocar uma informação bem legal e importante que EU ACREDITO. Se é verdadeira, não sei, mas meu ponto de vista sobre o perdão é o seguinte: você não precisa gostar da pessoa que te ofendeu, nem continuar convivendo com ela. Você apenas precisa conseguir lembrar dela sem que seu coração palpite acelerado por dentro. Quando conseguir isso, você já conseguiu perdoar. Você pode até "virar a cara". Mas precisa sentir o perdão DENTRO DE VOCÊ. A pessoa nem sequer precisa saber que você à perdoou. E é ai que muitas vezes temos dificuldade, porque confundimos o perdoar com chegar na pessoa e dar uma abraço. Mas isso não é preciso!!! O que é preciso é você sentir que "passou". E sentir-se leve.

Esse processo pode ser rápido ou demorado. Ai de novo entra a individualidade de cada um. Respeite-se e aceite-se. Mas não permita que seu coração guarde o rancor muito tempo. Por isso siga os passos para evoluir seu perdão. Isso fará bem para a pessoa mais importante desse Mundo: VOCÊ!


Comentários