Sobre a Humildade

Postei uma frase da Cora Coralina dias atrás que diz: "O saber a gente aprende com os mestres e com os livros, A sabedoria a gente aprende com a vida e com os humildes." Esta é sem dúvida uma das minhas frases favoritas. Acho mestres e livros algo muito importante. Valorizar professores, e pessoas que lhe transmitem conhecimento é fundamental, Quem não gosta de conversar com alguém, e ao sair dessa conversa se sentir mais sábio? Eu adoro. E livros, bom, tenho outro blog http://notasdoslivroslidos.blogspot.com.br/ onde falo sobre minha paixão por livros. Mas a parte que mais me chama a atenção nesta frase é que a sabedoria se aprende com a vida, e com os humildes. Com a vida, tudo bem. Porque a gente sabe que quanto mais vivemos intensamente e com auto questionamentos, mais sabedoria temos. E os humildes? Eu pensei muito sobre isso quando li esta frase pela primeira vez, "Poxa! Com a vida e com os humildes!!!!!" E depois de pensar muito, passei a amar esta citação.

Hoje em dia vemos um dia a dia onde há uma super valorização do ego. Pessoas reclamam de tudo em redes sociais. Reclamam no transito, nas filas, no mercado, no consultório e por ai vai. E eu me pergunto se isso não seria falta de humildade? Será q a humildade saiu de moda?

Eu, particularmente sou muito fã da palavra humildade. Porque é uma palavra que talvez tenha que ser lapidada para ser corretamente compreendida. A humildade não tem qualquer coisa a ver com pobreza. A humildade tem apenas ligação com riqueza espiritual, riqueza de caráter, auto domínio e amor próprio e pelo mundo. As pessoas humildes estão tão seguras de si e de suas convicções que não precisam provar nada a ninguém. Elas tem sua fortaleza! Bom, exemplo de pessoas humildes: Jesus e  Buda.  E é por ter essa força pessoal que os humildes, assim como a vida nos ensinam a sabedoria. O humilde não precisa desrespeitar ninguém, porque ele respeita o "eu" do outro. Por isso que existe esta ligação entre humildade e falta de dinheiro, Porque a pessoa realmente humilde não vê necessidade em aparecer com roupas e bens materiais. Mas não significa que não sejam as pessoas mais ricas da sociedade. A humildade não é medida por bens, e sim por felicidade. O humilde sempre é feliz. É realizado, Porque sabe dar valor ao presente.

Ou seja, o ideal é buscarmos a humildade em sua maior essência para nossas vidas. Desta forma estaremos sendo pessoas melhores, e é claro, tornando o Mundo um lugar melhor.

Gostou? Comente.
Vamos trocar idéias.



Comentários